O Que é?

Atendimento individual na empresa por meio de consultoria visando à preparação para AUDITORIA EXTERNA de certificação baseada nas Normas de referência.


Objetivos

- Implantar um Sistema de Gestão da Qualidade nas seguintes Normas de referência:


- Reduzir custos operacionais e melhorar a produtividade e qualidade através da conscientização e treinamento dos colaboradores, medição de indicadores, padronização de tarefas, ações corretivas e preventivas, visando a melhoria contínua dos processos internos/produtos.


Sistema de Gestão da Qualidade

Um Sistema de Gestão da Qualidade é necessário para:

- Identificar com precisão as necessidades e expectativas dos clientes;
- Analisar os requisitos dos clientes;
- Definir os processos necessários para alcançar um produto aceitável;
- Manter os processos sob controle;
- Resolver problemas de Qualidade;
- Prover estrutura para Melhoria Contínua;
- Aumentar a Satisfação do Cliente (externo e interno);
- Assegurar o comprometimento e participação da Alta Direção.

Uma organização deve:

- Determinar as necessidades e expectativas de Clientes (externo e interno);
- Definir Política e Objetivos da Qualidade;
- Determinar processos e responsabilidade;
- Aplicar métodos para medir eficácia;
- Prevenir não-conformidades;
- Prover sistema de monitoramento e análise crítica;
- Aplicar processo de Melhoria Contínua.

Benefícios de um Sistema de Gestão da Qualidade:

- Melhoria no planejamento do negócio;
- Maior conscientização para a Qualidade;
- Comunicação melhorada;
- Maior satisfação do Cliente;
- Custos da não-qualidade reduzidos;
- Confiança dos Clientes;
- Maior controle dos processos e atividades de toda a organização.

Etapas de implantação

O processo de implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade segue as seguintes etapas:

1. Estabelecer plano de implantação, incluindo cronograma detalhado;
2. Definir estrutura organizacional (autoridades e responsabilidades);

3. Estabelecer Política da Qualidade, objetivos e indicadores e divulgar a Política aos colaboradores;

4. Treinar pessoal em leitura e interpretação da Norma de referência;
5. Sensibilizar colaboradores ao cumprimento dos requisitos da Norma de referência;
6. Estabelecer sistemática para análise crítica pela Direção;
7. Identificar requisitos legais para os produtos/serviços da empresa;
8. Treinar pessoal na elaboração de documentos da qualidade;
9. Estabelecer procedimento para controle de documentos;
10. Estabelecer procedimento para controle de registros;
11. Definir sistemática para identificar necessidade e executar treinamentos;
12. Estabelecer plano de competências para as funções existentes;
13. Criar metodologia para gerenciamento do ambiente de trabalho (5S's);

14. Criar mecanismo para análise das solicitações de clientes, tratamento de reclamações e medição de satisfação de clientes;

15. Identificar necessidade de sistematizar projeto/desenvolvimento de produtos;

16. Padronizar tarefas de todos os processos da empresa que farão parte do SGQ (compras, fornecedores, comercial, gestão de pessoas, inspeção de recebimento, inspeção de processo, inspeção final, manutenção de equipamentos, etc);

17. Identificar principais processos existentes em cada setor e criar procedimentos aplicáveis, incluindo atividades de planejamento, execução, inspeção e respectivos registros;

18. Identificar necessidades de tratar identificação, e rastreabilidade de produtos e itens que se configurem como propriedade do cliente.

19. Identificar necessidade de planos para calibração e manutenção de equipamentos
20. Estabelecer procedimento para auditorias internas

21. Criar, medir e monitorar indicadores para medir a qualidade de processos e produtos definidos e atuar nos desvios

22. Estabelecer procedimento para controle de produtos não conformes
23. Estabelecer procedimento para ações corretivas e preventivas
24. Elaborar Manual da Qualidade
25. Apoiar escolha do órgão certificador
26. Realizar reunião de análise crítica do Sistema de Gestão da Qualidade
27. Formação de auditores internos
28. Preparar e conduzir auditoria interna
29. Atuar na solução das não conformidades e observações identificadas
30. Apoiar pré-auditoria e auditoria de certificação

Duração

O prazo para conclusão do trabalho depende do volume de horas de consultoria e é estimado entre 10 e 20 meses.


Pré-condições (premissas para o sucesso desta implantação)

a) Compromisso da diretoria da empresa com a implementação e prática das atividades a serem desenvolvidas;

b) Disponibilidade do pessoal estratégico para reuniões e implementação prática;

c) Cumprimento rigoroso dos horários e plano de metas a serem definidos para a obtenção da certificação.


Condições comerciais

O investimento necessário para implantação desse programa depende do volume de horas de consultoria necessárias para preparação. Essa definição depende de um diagnóstico que é realizado por consultor da QPI.